segunda-feira, 5 de novembro de 2012

ARACNÍDEOS: Novas Tarântulas do Brasil


9 tarântulas escaladoras coloridas são encontradas no Brasil

      O aracnólogo brasileiro Rogério Bertani, do Instituto Butantã, publicou no periódico científico ZooKeys um trabalho em que ele estuda algumas aranhas e acrescenta a descrição de 9 novas tarântulas descobertas no Brasil em regiões da Mata Atlântica, do Cerrado e da Caatinga.
     As aranhas pertencem a três diferentes gêneros,TyphochlaenaPachistopelma, e Iridopelma, e como são espécies recém-descobertas, não se sabe quase nada sobre elas.
As tarântulas escaladoras vivem em árvores e bromélias que existem no tronco das árvores. Elas tem o corpo mais leve, as patas mais longas e são bastante ágeis.
Outro tipo de aranha descoberta é uma tarântula que vive em bromélias, a segunda espécie deste tipo.
A descoberta destas novas espécies fora do Amazonas, que elevou o número de espécies conhecidas de 7 para 16, mostra como conhecemos pouco a fauna destas regiões.
Todas estas aranhas são bastante coloridas, o que deve aumentar a pressão sobre sua população , com gente as capturando para vender como bichos de estimação.
Conheça um pouco mais as novas espécies:
1 – TYPHOCHLAENA AMMA
O nome desta aranha se refere ao projeto AMMA – Levantamento Faunístico de Aracnídeos e Miriápodes da Mata Atlântica, dos aracnologistas do Museu Nacional no Rio de Janeiro, responsáveis pela coleta, que aconteceu na Estação Ecológica de Santa Lúcia, no município de Santa Teresa, Espírito Santo.
Todos os exemplares conhecidos desta aranha vem de Santa Teresa e Domingos Martins, na região montanhosa do Espírito Santo.
2 – TYPHOCHLAENA COSTAE
O nome desta aranha é um matronímio em homenagem a Miriam Costa, que coletou esta e outras espécies novas de aranhas durante os vários anos em que trabalhou no Instituto Butantã. A coleta foi feita durante o resgate de fauna na Unidade Hidro Elétrica Luis Eduardo Magalhães (uma fêmea), em Palmas, no Tocantins. Outras aranhas foram encontrados em Lajeado, também no Tocantins (um macho apanhado em uma armadilha), e na fronteira entre o Maranhão e Piauí (exemplares imaturos em amostras de árvores fósseis).
3 – TYPHOCHLAENA CURUMIM
O nome significa “criança” na língua tupi, uma referência às crianças locais que encontraram a aranha, bem alto em uma árvore, durante uma expedição aracnológica na Reserva Ecológica Estadual Mata do Pau-Ferro, em Areia, na Paraíba.
Até agora só foram encontrados três exemplares, todos eles na reserva “Mata do Pau-Ferro”, embaixo de uma casca solta, em setembro de 1999.
4 – TYPHOCHLAENA PASCHOALI
Esta aranha recebeu o nome em homenagem ao ambientalista brasileiro Elbano Paschoal de Figueiredo Moraesfalecido em abril de 2011, e que foi um dos fundadores da ONG “GAMBÁ – Grupo Ambientalista da Bahia“.
Os 16 exemplares conhecidos foram encontrados na Bahia e em Pernambuco, embora este último talvez seja da Bahia, e está constando como Pernambuco por um possível erro de etiquetagem.
5 – PACHISTOPELMA BROMELICOLA
Esta é uma aranha que vive em bromélias, onde encontra água, alimento e faz suas tocas de seda. Foram encontradas na região costeira, no estado de Sergipe e norte do estado da Bahia, algumas até perto de casas e jardins. Mas também foram encontradas em bromélias no meio da Caatinga de Jeremoabo, e em ambiente de restinga.
Na imagem acima, as fotos 52 a 55 mostram exemplares imaturos, a foto 56 é de uma fêmea e a foto 57 de um macho, todos de Mata de São João, Bahia, exceto o macho, que é de Jeremoabo, também na Bahia. A barrinha preta serve de escala, e tem 10 mm de comprimento.
6 – IRIDOPELMA KATIAE
R. Bertani deu o nome a esta aranha em homenagem a sua esposa, Kátia de Mendonça Faria, que preparou as ilustrações de vários trabalhos de taxonomia de aranhas, inclusive o trabalho em que estas aranhas é apresentado.
As aranhas acima são duas imaturas (140 e 141), uma fêmea (142) e um macho (143), todas registradas no Parque Nacional Chapada Diamantina, em Mucuge, Bahia. Esta aranha é endêmica da Chapada Diamantina e arredores, na Serra do Espinhaço. Elas foram encontradas debaixo de pedras e dentro de bromélias.
Essa aranha recebeu o nome em homenagem a Marco Antonio de freitas, zoologista e geógrafo brasileiro que coletou o espécime. Foi encontrada em São Desidério, na Bahia, sob uma casca de árvore. Só um exemplar, fêmea, é conhecido.
8 – IRIDOPELMA OLIVEIRAI
Esta aranha recebeu o nome em homenagem ao juiz João Carlos Sá Moreira de Oliveira, que permitiu ao R. Bertani o acesso a parte dos exemplares nas coleções do Instituto Butantã.
Na foto acima, as duas primeiras são exemplares imaturos em progressão (162-163), uma fêmea (164) e um macho (165), todos de Central, Bahia.

  • Aranhas podem ser bonitas?

  • 9 – IRIDOPELMA VANINI
    Esse animal foi nomeado em homenagem ao entomologista brasileiro, Professor Sérgio Antonio Vanin, que foi orientador de vários aracnologistas, entre eles o R. Bertani, e contribuiu para o desenvolvimento da aracnologia brasileira moderna.
    Os exemplares que foram usados para descrever a espécie foram encontrados no Piauí, Maranhão, Pará, e Tocantins. Na foto vemos uma fêmea, registrada em Parnamirim, Piauí.[ZooKeysLiveScienceScienceDailyEurekAlert]

    Mais Aracnideos: As 10 aranhas mais bizarras do mundo

    Se você tiver fobia de aranhas não leia esse artigo – ou não vai conseguir dormir à noite, esperando que criaturas bizarras como essas apareçam em seu quarto. A seguir uma lista com as 10 mais bizarras e fascinantes aranhas do mundo:
    Aranha caranguejo:
    Essa aranha tem a camuflagem mais eficiente de sua espécie. Você precisa olhar bem de perto para ver que esse pedregulho (ou esse caranguejo feioso) é, na verdade, uma aranha. Alguns chegam a confundi-la com fezes de pássaro já que, quando ela senta no meio de sua teia branca, normalmente em folhas, ela parece com a tradicional mancha branca com um pontinho preto no meio. A camuflagem serve dois propósitos: primeiro, ela protege a aranha dos seus predadores, que pensam que ela é uma caca de passarinho. Segundo, ela atrai o alimento da aranha, que são pequenos insetos que adoram ficar circulando a caca de passarinho.
    Argyrodes columbrinus:
    Também conhecida como aranha chicote. É encontrada, normalmente, na Austrália e seu corpo longo e fino foi a razão pela qual ela foi chamada de columbrinus (em latim, essa palavra significa “parecido com uma cobra”). A aranha chicote é da mesma família da temida viúva negra, mas não se sabe, exatamente, o quão potente seu veneno pode ser. Como suas presas são desprezíveis e como a aranha tem uma natureza dócil ela é considerada inofensiva para nós.
    Aranha-escorpião:
    Talvez ela pudesse ser batizada, também, de aranha-camarão. No entanto, ela não recebeu o nome do “parente” por nada. Quando ameaçada ela ergue sua cauda da mesma forma que um escorpião faria, esperando que seu predador a confunda com um primo seu. Elas também são encontradas na Austrália e parecem ser inofensivas aos humanos.
    Bagheera kiplingi:
    Qualquer semelhança com o Darth Vader é mera coincidência. O nome “Bagheera” desse bichinho vem da pantera da história de Mogli, o Menino Lobo – afinal a aranha acaba se movendo como uma pantera, saltando de um lado para outro. No entanto, enquanto a maior parte das aranhas “saltadeiras” é predadora a Bagheera é quase completamente vegetariana, se alimentando de néctar. Ocasionalmente, quando não têm outra opção, elas comem larvas.
    Aranha assassina:
    Encontradas em Madagascar esses monstrinhos têm enormes mandíbulas e se alimentam exclusivamente de outras aranhas (daí o seu nome). Elas são tão macabras que pesquisadores afirmam que essas aranhas são sobreviventes da era dos dinossauros. Apesar da sua aparência e do seu nome, são completamente inofensivas para os humanos.
    Argyroneta aquática:
    Conhecidas, também, como aranhas mergulhadoras, elas são as únicas aranhas completamente aquáticas do mundo. São encontradas na Europa e na Ásia e vive em pequenos lagos ou riachos menos agitados. Como ela não pode respirar debaixo da água, ela faz uma teia e a enche de oxigênio que traz da superfície. Ela passa a maior parte do tempo em sua casinha e demora um bom tempo até ela precisar abastecê-la novamente.
    Aranha espinhosa:
    As aranhas espinhosas não constituem apenas uma espécie, mas um gênero que possui mais de 70 espécies desse tipo de animal. São encontradas no mundo todo e, apesar de sua aparência macabra, são completamente inofensivas. Seus espinhos apenas servem para manter os pássaros longe. Elas também têm um hábito curioso – elas colocam “bandeiras” ao redor de suas teias para evitar que pequenos pássaros fiquem enroscados nelas e prejudiquem sua cria.
    Maratus volans:
    Não, não é photoshop e nem sacanearam a aranha pichando seu abdômen. Essa é a conhecida aranha-pavão, que vive na Austrália. Assim como o pavão, o macho usa suas cores incríveis para chamar a atenção da fêmea (que é sem-gracinha e não tem nem metade das cores). Ele também vibra suas presas e suas pernas para ter um efeito dramático.
    Myrmarachne plataeloids:
    Antes que você reclame dizendo que há uma formiga na lista, conte as patas do bichinho acima. Oito, certo? Formigas têm apenas seis. Mas, nesse caso, a formiga seria mais perigosa do que a aranha. Ela imita quase perfeitamente a formiga tecelã, que possui uma mordida dolorida. A aranha, ao contrário, é inofensiva. Ela pode ser encontrada se camuflando na China e no sudeste da Ásia.
    Aranha feliz:
    De novo, não é photoshop e ninguém sacaneou essa aranha. Como você pode imaginar, ela também é parente da viúva negra. Pode ser encontrada nas florestas tropicais havaianas (onde é conhecida por nananana makaki’i). Ela não é perigosa para humanos e as formas vermelhas em seu abdômen normalmente têm a forma de um rosto sorrindo, causada pela pareidolia. Mesmo não sendo a única aranha com um rosto desenhado, é a mais engraçada. [Listverse]

    domingo, 9 de setembro de 2012

    ILHAS DE CALOR AFETAM CIDADES MÉDIAS DE SP

    Ilhas de Calor Afetam Pequenas Cidades
    A formação de “ilhas de calor”, como é conhecido o fenômeno em que surgem zonas de temperatura anormalmente alta nas cidades, deixou de ser um problema somente para a população dos grandes municípios do país.
    Uma pesquisa realizada por pesquisadores da Unesp (Universidade Estadual Paulista) constatou que a existência do fenômeno é cada vez mais evidente também em cidades médias paulistas.
    Segundo João Lima Sant’Anna Neto, professor do Departamento de Geografia do campus de Presidente Prudente (oeste do Estado), um levantamento feito em 14 cidades verificou que houve aumento de 1ºC na temperatura nos últimos 49 anos.
    Além disso, cresceu 34% o número de dias quentes (temperatura acima de 30ºC) por ano nesses municípios.
    O estudo avaliou dados da estrutura térmica de 14 municípios do Estado, que possuem estações certificadas pelo Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) ou pela Esalq-USP, desde 1960.
    Todas são cidades de médio (caso de Sorocaba) e pequeno portes (São Simão).
    O período das informações analisadas foi dividido em duas fases, de 1961 a 1990 e de 1991 a 2009. Segundo Neto, o trabalho verificou a intensificação das “ilhas de calor” nos 14 municípios.
    Isso ocorreu até em Campos do Jordão, cidade paulista famosa pelo inverno. O município tinha 218 dias quentes no primeiro período e chegou a 241 no posterior.
    Neto disse que esse fenômeno climático ocorre devido à pouca vegetação e à maior densidade de construções (residenciais, comerciais e industriais) nas cidades.
    “É notório que as ‘ilhas de calor’ são verificadas com mais incidência em metrópoles, mas por meio do estudo percebemos que isso ocorre também em municípios menores. Basta verificar o aumento no número de dias quentes e elevação da temperatura”, afirma.

    130 ANOS EM 50
    De acordo com o pesquisador, a temperatura do planeta subiu cerca de 1ºC nos últimos 130 anos. “Nas 14 cidades paulistas analisadas, essa elevação foi verificada em apenas 50 anos.”
    “A elevação de dias quentes é um problema, pois gera aumento no consumo de água, eleva gastos com energia elétrica e provoca maior incidência de doenças vinculadas ao calor, como problemas relacionados ao aparelho circulatório”, afirma.
    Fonte: Folha
    .
    Resenha do autor
    O estudo acima trás é justamente o que põem em questão o aquecimento global como um fato. Trás uma dúvida metodológica a respeito da mensuração da temperatura média do planeta. Os registros climatológicos que sustentam a hipótese do aquecimento global estão de fato detectando o aumento de temperatura média do planeta ou estão sendo influenciados pelas ilhas de calor das grandes e médias cidades?
    Pode parecer absurdo questionar desta forma, mas grande parte dos centros de pesquisa climatológicos estão na desflorestada Europa onde as proporções continentais são muito maiores que as do hemisfério sul
    Sabe-se que regionalmente a temperatura pode ser modificada, especialmente pela retirada de cobertura vegetal e construção de cidades; não será possível que os climatologistas estejam capturando aumento de temperaturas locais e atribuindo a um evento global?
    O fato de cidades como Sorocaba registrarem o aumento de um grau implica em olhar o que era a cidade de Sorocaba a 30 anos atrás e o que é atualmente, uma grande cidade desenvolvida e cheia de problemas socioambientais.
    Campos do Jordão de fato apresenta um aumento desde a década de 50, resultado da crescente urbanização. De fato, o último ano em que nevou em Campos do Jordão foi em 1949. A última vez que vi um termômetro chegar a zero grau em Campos de Jordão foi em 2009. A prefeitura da cidade incentiva os proprietários de hotel e pousadas a construir seus edifícios com o mesmo padrão característico de telhado, aquele resistente a neve que é bastante comum no Canadá e regiões frias, entretanto, o gelo em si, parou de cair a mais de 50 anos.
    A cesse: o link ao lado para ver outros posts Categoria geral, Ciências Ambientais
    Fonte: http://netnature.wordpress.com/2012/09/07/ilhas-de-calor-afetam-cidades-medias-de-sp-com-resenha/ acesso em 09/09/2012

    terça-feira, 1 de maio de 2012

    COLUNA AMBIENTAL: TEMAS VARIADOS

    Excelentes temas relativos ao meio ambiente para estudos em sala de aula, vale a pena conferir...

    - AS PRINCIPAIS REPORTAGENS SERÃO COMENTADAS NA PÁGINA INICIAL.

    - PARA FACILITAR O ACESSO DOS INTERNAUTAS AOS TEXTOS E RESENHAS DE MEIO AMBIENTE ESCRITOS PELO AUTOR BASTA CLICAR NO LINK ABAIXO:
    http://netnature.wordpress.com/ambiental/
    .
    09/03/12 – Abelhas se parecem com humanos no quesito personalidade
    07/03/12 – Cheetah struggling to reproduce due to climate change, scientists warn
    07/03/12 – Duas mil pessoas pedem veto às mudanças do Código Florestal
    07/03/12 – Código Florestal: veto é a única saída para evitar um grande retrocesso
    07/03/12 – PMDB não fecha questão sobre texto do Código Florestal
    07/03/12 – Ministro admite falhas em novo Código Florestal
    07/03/12 – Bats in northern Australian town prompt disease warning
    07/03/12 – ‘Eu me conformei’, diz Kátia Abreu sobre texto do Código Florestal
    06/03/12 – Ilhas de São Pedro e São Paulo são ‘fast-food’ para tubarões-baleia
    01/03/12 – Should we legalize ivory to save the animals?
    01/03/12 – Indonesia’s tiger habitat pulped for paper, investigation shows
    01/03/12 – Le foreste si specializzano per sequestrare la CO2
    29/02/12 – Caça ilegal mata 450 elefantes na República dos Camarões
    29/02/12 – Dilemas cercam plano de pagar para conservar
    28/02/12 – Presidente do Instituto Chico Mendes pede demissão do cargo
    28/02/12 – Relator do Código Florestal é vaiado por ambientalistas em audiência
    28/02/12 – Marina acusa ruralistas de ‘jogo de cena’ para votação do Código Florestal
    28/02/12 – Gene de bactéria permite a broca-do-café colonizar plantas
    23/02/12 – Wind power still gets lower public subsidies than fossil fuel tax breaks
    23/02/12 – Cade o peixe que estava aqui?
    23/02/12 – Cientistas avançam em pesquisas para salvar demônio da Tasmânia de extinção
    20/02/12 – Reservas naturais itinerantes podem salvar espécies marinhas de extinção, diz estudo
    13/02/12 – Violência na Amazônia pode crescer’, afirma diretor do Greenpeace Brasil
    13/02/12 – Garrafas PET podem ser usadas para a produção de verniz
    09/02/12 – ‘As florestas estão em seriíssimo risco’, diz ambientalista
    06/02/12 – Tartaruga-verde sabe como equilibrar reprodução da espécie
    06/02/12 – Onda de frio na Europa deixa ao menos 139 mortos
    31/01/12 – Pythons linked to Florida Everglades mammal decline
    27/01/12 – Accumulating ‘microplastic’ threat to shores
    26/01/12 – Poluição de rio na China leva população a estocar água
    26/01/12 – Intelectuais preveem fracasso no evento Rio+20
    24/01/12 – Expedição no Suriname descobre 46 novas espécies
    24/01/12 - Elefante de Sumatra pode desaparecer em menos de 30 anos
    23/01/12 – El Océano Ártico se abomba por exceso de agua
    12/01/12 – Corte de metano e fuligem ‘esfriaria’ Terra
    11/01/12 – Caçadores de tartarugas agora protegem os animais nos mares das Filipinas
    10/01/12 – Usinas solares e eólicas no Saara vão abastecer até 20% da Europa
    09/01/12 – Produção agrícola cresce com queda no desmatamento

    09/01/12 – Emissões de CO2 atrasarão nova Era Glacial, diz estudo
    06/01/12 – Meteorologistas preveem 2012 entre os 10 anos mais quentes
    .
    POSTAGENS ANO: 2011
    29/12/11 – El contrabando de marfil alcanza niveles récord en 2011
    14/12/11Rio+20 terá adicional de R$ 430 mi para segurança
    12/12/11 – 208 novas espécies foram descobertas em 2011 na região de Mekong, na Ásia
    30/11/11 – Avança chance para acordo na COP-17
    29/11/11 – Aquecimento global é real e perigoso, mas sua origem não é só o CO2
    29/11/11 – Clima extremo aumentará pobreza no mundo, diz ONG
    29/11/11 – Ano de 2011 é o 10º mais quente; degelo no Ártico é recorde
    29/11/11 – Ano de 2011 é o 10º mais quente; degelo no Ártico é recorde
    28/11/11 – Clima extremo pode prejudicar abastecimento alimentar
    28/11/11 – Canadá diz que Protocolo de Kyoto é ‘coisa do passado’
    23/11/11 – Temperatura mundial pode subir até 6 graus, alerta OCDE
    23/11/11 – Países desenvolvidos começaram a recuperar florestas no século 18, diz pesquisador
    21/11/11 – LOS GASES RESPONSABLES DEL CAMBIO CLIMÁTICO BATEN TODOS LOS RÉCORDS.
    20/11/11 – MALAS NOTICIAS PARA LOS ANFIBIOS.
    16/11/11 – Marina pede moção contra novo Código Florestal
    16/11/11 – Energia chega a 98% das casas; lixo ainda é queimado no campo
    13/11/11 – Crise ambiental é discutida a passos de tartaruga, diz marina silva em fórum.
    26/10/11 - Senado aprova lei que enfraquece IBAMA
    26/10/11 - Solução na energia solar
    25/10/11 - Paixão inconseqüente
    17/10/11 - Município austríaco diminui 95% das suas emissões de CO2
    07/10/11 - Brasil recicla 20% do plástico usado, diz estudo
    05/10/11 - As 20 cidades com a pior qualidade de ar nos EUA
    24/09/11 - Campanha quer proteger 10 espécies ameaçadas
    15/09/11 - Região onde nasce o rio Amazonas pode virar área protegida no Peru
    05/09/11 - ‘Enciclopédia da Vida’ cataloga 700 mil animais na internet
    02/09/11 - Pecuária é a maior causa do desmatamento da Amazônia, diz Inpe
    30/08/11 - Ave muda canto devido a barulho urbano e fica menos atraente
    26/08/11 - Aquecimento do planeta desloca espécies de seus habitats naturais
    25/08/11 - Cientistas anunciam rio subterrâneo de 6 mil km embaixo do Rio Amazonas
    19/08/11 – Marina Silva diz que redução de parques nacionais é ‘retrocesso’
    18/08/11 – Oito mil morsas invadem litoral do Alasca; veja imagem
    18/08/11 – Navio de Hong Kong libera gás tóxico no porto de Santos
    18/08/11 – Cinco países africanos criam maior área protegida do mundo
    18/08/11 – Estudo culpa esgoto por desaparecimento de coral no Caribe
    18/08/11 – Ação humana pode ser a causa do aumento de ataques de tubarão
    18/08/11 – Bactérias transgênicas podem limpar águas poluídas com mercúrio
    17/08/11 – A sequela da monocultura
    16/08/11 – Amazônia é a galinha dos ovos de ouro do agronegócio, diz biólogo
    15/08/11 – Japão usará garrafas Pet como detectores de radiação
    14/08/11 – País corta verba de parques a um ano de cúpula ambiental
    08/08/11 – Vidas em perigo: conflito entre tigres e humanos em Bangladesh prejudica ambos
    07/08/11 – ONGs se aliam a companhias polêmicas
    03/08/11 – Eficiência de sacola depende do consumidor, diz estudo
    03/08/11 – Ambientalistas querem impedir canaviais em estância
    02/08/11 – Desmatamento na Amazônia aumenta 35% e já supera acumulado em 2010
    01/08/11 – Planeta
    01/08/11 – Ursos polares são transportados de helicóptero no Canadá
    01/08/11 – Pesquisadores registram reunião de mais de 400 tubarões-baleia
    31/07/11 – Biodiversidade no triângulo dos corais
    29/07/11 – Depois de pagar fiança, fazendeira acusada de organizar safáris no Pantanal deixa PF
    27/07/11 – Brasil vai inaugurar primeiro posto no interior da Antártida
    27/07/11 – Golfinho é primeiro mamífero que capta sinais elétricos
    25/07/11 – Pela primeira vez, Brasil terá estação científica no interior da Antártida
    25/07/11 – A história da cocaína: de “cura milagrosa” a assassina impiedosa
    25/07/11 – Cientistas e esotéricos aceitam teoria de naturalista suíço
    22/07/11 – A foto é real (a borboleta também)
    22/07/11 – Antropólogos mexicanos descobrem evidências de povo canibal
    21/07/11 – Físicos descobrem uma nova subpartícula: Xi-sub-b neutra
    20/07/11 – Queda radioativa é o combustível que aquece da Terra
    20/07/11 – Depósito definitivo de rejeito radioativo será escolhido por meio de licitação pública até 2018
    18/07/11 – Geoengenharia e energia nuclear: brincar de Deus pode ser bom pro planeta
    14/07/11 – Estudo mostra que floresta absorve 1/3 do CO2 emitido no ar
    14/07/11 – Estudo avalia adaptação a efeito estufa na Amazônia
    14/07/11 – Estudo amplia papel das florestas no combate ao aquecimento
    12/07/11 – Estudo do Imazon prevê aumento do desmate na Amazônia até julho de 2012
    03/07/11 – ONU destaca moradia popular ”verde” em Cubatão
    03/07/11 – Poluição do ar freia aquecimento global
    03/07/11 - Mudança climática ameaça tartaruga de água doce da Austrália
    03/07/11 - Proprietários dividem imóveis rurais para driblar a obrigação de preservar
    01/07/11 - Mais de mil novas espécies são descobertas em Nova Guiné -
    30/06/11 – Como a Antártica ficou tão fria?
    29/06/11 – Amazônia tem superlotação de peixes-boi em tanques
    29/06/11 – Ano de 2010 foi o segundo mais quente desde o fim do século 19
    28/06/11 – La península Antártica se enfrió en los últimos 37 millones de años
    12/06/11 – Plantação em margem de rio é rejeitada por 95%
    07/06/11 – Más del 90% de los bosques tropicales no tienen un manejo sostenible
    07/06/11 – Desastres naturais deslocaram 42 milhões em 2010, diz estudo
    06/06/11 – Estudo revela aumento na densidade florestal mundial
    05/06/11 – Veja onde descartar objetos obsoletos, como celulares e lâmpadas
    30/05/11 – Recifes de corais podem desaparecer com oceano mais ácido
    29/05/11 – Novo Código permite desmatar mata nativa em área equivalente ao Paraná
    27/05/11 – Desmatamento na mata atlântica diminuiu 55%
    26/05/11 – Entidades científicas pedem mais dois anos de debate sobre Código Florestal
    26/05/11 – Mata Atlântica perde o correspondente a 196 Ibirapueras em dois anos
    26/05/11 – Las estrellas ayudan a rastrear basura espacial
    25/05/11 – Resolução regulariza uso da biodiversidade
    13/05/11 – Contato com humanos ameaça espécie rara de urso
    11/05/11 – Aquecimento global deve ser superado em breve, diz físico
    11/05/11 – Vereadores barram proibição de sacolas plásticas em São Paulo
    10/05/11 – Relatório do Inpe alerta para risco da diminuição de chuvas na Amazônia
    09/05/11 – Energias renováveis cobrirão 80% da demanda global, diz IPCC
    09/05/11 – Extração agressiva deve continuar na região mineira
    08/05/11 – Apenas 8% dos municípios fazem a coleta seletiva de lixo
    22/04/11 – Chernóbil mermó las aves más anaranjadas
    22/04/11 – Árboles que salvan vidas, en peligro de extinción
    22/04/11 – Buraco na camada de ozônio explica parte das secas australianas, diz estudo
    20/04/11 – Emissões de gás carbônico em São Paulo vão dobrar até 2035
    20/04/11 – Las ballenas jorobadas navegan con la precisión de un GPS
    19/04/11 – Dramático resgate de tartaruga centenária no Vietnã
    19/04/11 – Cientistas usam teste de DNA para salvar espécie de cobra na Grã-Bretanha
    19/04/11 – Tubarões, raias e peixes podem sumir em poucos anos, diz estudo
    13/04/11 – Brasil quer exportar sistema de vigilância na Amazônia
    12/04/11 – Metade das 672 espécies brasileiras ameaçadas está protegida
    12/04/11 – Pinguins jovens estariam morrendo de fome na Antártida
    08/04/11 – Novo estudo prevê fim das geleiras de verão no Ártico em 2016
    28/03/11 – População de tigres da Índia aumenta pela 1ª vez em vários anos
    28/03/11 – Das espécies ameaçadas em todo o mundo, 15% estão em zoológicos
    23/03/11 – Na Austrália, mais de 45 espécies podem sumir em 20 anos
    04/03/11 – Caça esportiva coloca leão africano em perigo de extinção
    02/03/11 - Pequenos produtores mantêm reserva legal (e lucro)
    19/02/11 – UE crê em redução de 25% de CO2 europeu com economia de energia
    18/02/11 – No mundo: 35 milhões de hectares com orgânicos
    22/02/11 – Sala de aula: a urbanização no Brasil
    17/02/11 – Governo afrouxa regras ambientais
    17/02/11 – Estudo alerta para desconhecimento da biodiversidade brasileira
    17/02/11 – Em meio à crise de extinção, 15 espécies são reencontradas
    17/02/11 – Brasil está perdendo biodiversidade que sequer conhece, alerta IPEA
    16/02/11 – Brasil precisa de investimento em energia limpa, diz IPEA
    11/02/11 – Brasil pode ser modelo para coibir desmatamento
    17/02/11 – Governo prepara proposta de flexibilização do Código Florestal
    16/02/11 – Perfume das flores pode ser vital para sobrevivência de insetos polinizadores
    09/02/11 – Lista de animais em risco de extinção exclui morsas
    09/02/11 – O Tubarão-baleia pode ser ainda maior do que pensávamos
    08/02/11 – Poluição pode mudar cheiros e atrapalhar polinização de abelha
    07/02/11 – Na Antártida, brasileiros tentam evitar abate de baleias
    03/02/11 – Energias renováveis podem atender 95% da demanda em 2050, diz WWF
    03/02/11 – Recifes naturais de ostra pelo mundo estão quase extintos, diz estudo
    03/02/11 – Seca amazônica de 2010 foi pior para a floresta que a de 2005, indica artigo
    02/02/11 – Banco Mundial apoia energias renováveis, diz especialista
    28/01/11 – Moluscos são usados para medir poluição de incinerador na Rússia
    27/01/11 – Grupo mostra que medidas simples reduzem consumo de energia
    26/01/11 – Cientistas acompanham urso em busca de gelo no mar durante 9 dias
    21/01/11 – Pesquisadores tentam fazer tartaruga gigante e rara acasalar no Equador
    20/01/11 – Cabras foram fuziladas em Galápagos para evitar exterminíno de espécies nativas
    20/01/11 – Helicóptero despeja veneno para eliminar ratos em Galápagos
    19/01/11 – Preso alemão acusado de contrabandear aranhas para os EUA
    19/01/11 – Terra estará 2,4 graus Celsius mais quente até 2020, aponta estudo
    12/01/11 – Cientistas revelam planos para salvar corais da extinção
    12/01/11 – Seis espécies de rãs supostamente extintas são encontradas no Haiti
    11/01/11 – Arvores criam raízes em excesso para usa-las como armas, diz ecólogo
    10/01/11 - Qualidade da água de rios paulistas é “sofrível”, diz geógrafo
    10/01/11 - Aquecimento global continuará por pelo menos mais mil anos
    06/01/11 – Estudo revela diversidade de espécies entre bagres
    01/01/11 - Estudo diz que bioinvasores são bomba-relógio ambiental

    Vídeos Sobre os Biomas Terrestres

    Os Biomas Brasileiros 01 - Floresta Amazônica 02 - Cerrado 03 - Mata Atlantica 04 - Pantanal 05 - Caatinga 06 - Pampa